João Tiago dos Santos Roxo
FORMAÇÃO ACADÉMICA
Licenciado pela Escola Superior de Musica de Lisboa na variante de Jazz (instrumento:Saxofone).Tendo como professores alguns dos mais prestigiados músicos de Jazz portugueses como Pedro Moreira, Desidério Lazaro, Gonçalo Marques, Nelson Cascais, Filipe Melo, Ricardo Pinheiro, Afonso Pais, André Fernades, João Moreira entre outros.
De Fevereiro de 2005 a Junho de 2009 frequentou o curso de Jazz da escola Luís villas-Boas (Hot Club de Portugal) onde teve o professor Paulo Gaspar na disciplina de instrumento (Clarinete),e posteriormente os Professores Jorge Reis e Desidério Lazaro (saxofone).
De Setembro de 2001 a Junho de 2004 Frequentou o Curso de Artes Plásticas na Escola Secundaria do Fundão.Tendo concluído o ensino secundário com uma média de 14 valores.
De Setembro de 1998 a Junho de 2004 frequentou o Curso de Música Clássica (instrumento principal: Clarinete e instrumento secundário: Piano) da Academia de Música e Dança do Fundão onde concluíu o sexto ano de Clarinete e o terceiro ano de piano, e onde teve como professores a professora Susana Valente e o professor Pedro Ladeira ambos de Clarinete. E a professora Enoi Fernandes na disciplina de Piano.
Ainda a destacar a participação em diversas masterclass e Workshops com alguns dos mais prestigiados musicos de Jazz mundiais, como kurt rosenwinkel, Aaron Goldberg, Dave Holland, Chris Potter, Mark Turner entre outros.
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Participa regularmente em diversas formações Jazzisticas. Membro integrante dos Grupos de música Brasileira Yemmandala , com um cd lançado em 2010. (www.myspace.com/yemmandala), de música cubana Los Cubos e de Jazz manouche Les Triplettes de Lisbonne (http://www.myspace.com/lestriplettesdelisbonne).
A destacar ainda a colaboração como músico com a empresa de animação de rua brigantina Animalogia,e a colaboração com o grupo de teatro fundanense “Histérico”. Conta também com participações como Saxofonista com a Lisbon film orchestra e com diversas empresas de produção de eventos. Em Janeiro de 2011 deu inicio à sua colaboração como professor de música com o infantário “Os Letrinhas” e com o Externato Santa Francisca, ambos em Lisboa , e onde trabalhou com crianças dos dois aos nove anos de idade. Leccionou também aulas de Clarinete na escola de música do Espaço Evoé em Lisboa (www.evoe.pt) e no âmbito das actividade extra
curriculares na Escola Actor Vale também em Lisboa. Em Setembro de 2012 integrou o corpo docente da escola de música Valentim de Carvalho actualmente New Music Scool, onde deu aulas de Clarinete até Junho de 2014.
Em Agosto de 2013, Abril de 2014 e Agosto de 2015 dirigiu o Filarmoniko, Workshop realizado na cidade do Fundão com jovens músicos da região, onde foi responsável pelo naipe das madeiras ( Clarinetes e Saxofones) pela direção musical, orquestração e arranjos.
Atualmente colabora com a Banda Filarmonica de Perô Viseu onde da aulas de Clarinete, Saxofone e introdução ao Piano.
Foi também responsável pela criação da Orquestra Municipal do Fundão ( OMF), onde desempenha as funções de direcção artistica, compositor, arranjador e maestro.
Em Junho de 2015 em parceria com a Coreografa e bailarina Vera Mantero musicou a peça “Comer o Coração” de Vera Mantero e do escultor Rui Chaves, apresentada e musicada ao vivo no parque do Convento na cidade do Fundão.
Participação em vários concertos com diferentes formações musicais
de que se destacam:
– Concerto no Centro Cultural de Cascais
– Concerto no Centro Cultural Olga Cadaval
– Concerto no Auditório Fernado Lopes Graça – Parque Palmela
– Concertos no Auditorio Carlos Paredes, Lisboa
– Concerto no Teatro S. Luiz no âmbito do festival de Jazz da ESML (escola superior de musica de Lisboa) 2013.
-Concertos em diversos festivais de como “ Festa do Avante” nos anos “2008, 2009, 2010. “ Sinergia” em 2011 . “Jazz and Wine Fest” em 2014 entre outros…
Deixe uma Resposta